No dia 4 de abril de 1983 era lançado Peppermint Pig, single e EP de 12" do Cocteau Twins. Você confere essas e outras faixas do Cocteau Twins na programação da FWR.
Peppermint Pig marcou a única vez que os Cocteau Twins usaram um produtor externo para uma de suas gravações, com a produção gerenciada por Alan Rankine dos Associates. A banda ficou insatisfeita com os resultados. Robin Guthrie descreveu o EP como "um lixo" em uma entrevista de 1983 para a Sounds, alegando que era "uma mistura de música ruim, produtor ruim e banda ruim". Elizabeth Fraser simplesmente descreveu o material como "tudo o que tínhamos na época".
Mais tarde, Guthrie reclamou que Rankine não apreciava a música da banda para começar e jurou nunca mais entregar as tarefas de produção, embora o single em si tenha sido um notável sucesso independente nas paradas. A faixa-título apareceu nas versões de 7" e 12"; e de qualquer forma, a música foi definitivamente um pouco atípica para os Twins, mesmo naquele estágio, com guitarra mais limpa, teclados leves e um arranjo compacto que soa mais como os primeiros The Associates do que qualquer outra coisa. A mixagem de 12" é ainda mais inesperada, visando as pistas de uma forma que eles nunca tentariam novamente. Os vocais de Fraser a marcam como uma música dos Twins.
Quanto às outras duas faixas, Laugh Lines tem o baixo de Heggie trazido com muito destaque na mixagem e pandeiro extra ao vivo de Fraser, enquanto a batida Hazel faz seu trabalho bem o suficiente.
O EP também foi notável por ser o último lançamento em que Heggie apareceu antes de se separar para formar a banda Lowlife.